clube caça e pesca Torre dona chama

Processo nº 1921-AFN



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Perdiz-vermelha (Alectoris rufa)


Nome comum: perdiz-vermelha  
Nome científico: Alectoris rufa
Outras designações: perdiz-comum
Peso: 700 g.
Comprimento: 34 cm
Fenologia: Residente

A Perdiz-vermelha, por ser relativamente abundante em quase todo o território nacional, e pelas suas qualidades desportivas (comportamento), é provavelmente a espécie cinegética mais apreciada pelos caçadores ibéricos. Estas duas espécies são as presas principais da maioria dos grandes predadores da Península, sendo por isso a sua gestão essencial, não só para o futuro da actividade cinegética (no que à caça menor diz respeito), mas também por complementar os esforços de conservação que têm vindo a ser realizados em Portugal e Espanha.

Espécie gregária, podendo também ser avistada em grandes bandos, especialmente no fim do Inverno, bandos esses que são desfeitos no início do período reprodutivo. Pode ser encontrada em quase todas as regiões do nosso país, preferindo zonas mais abertas com parcelas de culturas agrícolas e outras de mato mais denso, em que existam pontos de água durante o período mais quente do ano
Alimenta-se preferencialmente de sementes e rebentos de plantas bravias e agrícolas, consumindo também insectos (componente principal da alimentação dos perdigotos), moluscos e outros invertebrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário